Técnico em Redes de Computadores

Diante do cenário atual de Mercado de Trabalho, o Governo do Estado do Ceará propós o Curso Técnico de Nível Médio em Redes de Computadores, habilitando jovens estudantes, do ensino médio, na utilização de ferramentas de informática, hoje, consideradas imprescindíveis na busca ou manutenção do emprego. O mesmo é verdade para as crianças do ensino fundamental que precisam de instrumentos capazes de dar mais qualidade à educação, requisito essencial para os grandes projetos de inclusão social.

Associada à questão geral das habilidades, que serve indiscriminadamente a todas as pessoas de todos os níveis educacionais e necessários ao trabalho não agrícola e do agro-negócio de qualquer natureza, o projeto em pauta abre a oportunidade de profissionalização e competências nas diferentes modalidades do emprego em Tecnologia da Informação e Comunicação – software e hardware e se completa com o estímulo ao empreendedorismo e à geração do negócio em computação, tendo como referencial os seguintes elementos:

1. Instalar e configurar dispositivos de comunicação digital e programas de computadores em equipamentos de rede. Executa diagnóstico e corrige falhas em redes de computadores. Prepara, instala e mantém cabeamentos de redes. Configura acessos de usuários em redes de computadores. Configura serviços de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias. Implementa recursos de segurança em redes de computadores.

2. Articular e interagir a educação para o trabalho, à ciência e à tecnologia e conduzir ao permanente desenvolvimento para a vida produtiva.

3. Propiciar situações de ensino e aprendizagem para aquisição de competências laborais, em consonância com o mundo do trabalho e a realidade regional, de forma a poder elencar, articular e mobilizar os valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

4. Conscientizar o profissional Técnico em Redes de Computadores da necessidade de aprimorar constantemente seus conhecimentos e habilidades, através de formação contínua.

5. Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimentos adquiridos profissionalmente, no setor de informática, para fins de prosseguimento e conclusão de estudos.