Técnico em Informática

 

A EEEP Francisca Castro de Mesquita, através do Governo do Estado do Ceará, apresenta uma proposta de Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, concentrada em negócio e renda, habilitando jovens estudantes, do ensino médio, na utilização de ferramentas de informática, hoje, consideradas imprescindíveis na busca ou manutenção do emprego. O mesmo é verdade para as crianças do ensino fundamental que precisam de instrumentos capazes de dar mais qualidade à educação, requisito essencial para os grandes projetos de inclusão social dos governos brasileiros federal, estadual e municipal.
Associada à questão geral das habilidades, que serve indiscriminadamente a todas as pessoas de todos os níveis educacionais e necessários ao trabalho não agrícola e do agronegócio de qualquer natureza, o projeto em pauta abre a oportunidade de profissionalização e competências nas diferentes modalidades do emprego em Tecnologia da Informação e Comunicação – software e hardware e se completa com o estímulo ao empreendedorismo e à geração do negócio em computação, tendo como referencial os seguintes elementos:

1. Formar profissionais de nível médio para atuar em todas as circunstâncias nas quais se desenvolvam atividades laborais identificadas no mundo do trabalho relacionadas à criação, produção e instalação de tecnologias de comunicação e informação, tanto na produção de bens como de serviços.

2. Articular e interagir a educação para o trabalho, à ciência e à tecnologia e conduzir ao permanente desenvolvimento para a vida produtiva.

3. Propiciar situações de ensino e aprendizagem para aquisição de competências laborais, em consonância com o mundo do trabalho e a realidade regional, de forma a poder elencar, articular e mobilizar os valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.

4. Conscientizar o profissional Técnico em Informática da necessidade de aprimorar constantemente seus conhecimentos e habilidades, através de formação contínua.

5. Contribuir para a ampliação e agilização do atendimento às necessidades dos trabalhadores, das empresas e da sociedade regional.

6. Possibilitar a avaliação, reconhecimento e certificação de conhecimentos adquiridos profissionalmente, no setor de informática, para fins de prosseguimento e conclusão de estudos.